Projeto Político Pedagógico Pastoral

Revisão do Projeto Político Pedagógico e Pastoral

Já se passaram 10 anos que a Província Brasileira das Escravas do Divino Coração lançou a edição do PPPP – Projeto Político Pedagógico e Pastoral – para os Colégios que fazem parte desta rede de Educação Spínola no Brasil, lançando as bases do fazer pedagógico e dos ideais da Congregação para a Missão no campo da educação.

No entanto, a fluência da dinâmica da vida nos direciona para caminhos sempre novos, que nos permitem descobertas, sonhos e novos olhares a partir do passado, dentro da dinâmica do presente e com a projeção para o futuro, a quem somos destinados a olhar com insistência e projetar de forma firme e decidida novos caminhos a trilhar.

Pautados neste desejo, pois “tudo tem um tempo debaixo do sol” (cf. Eclesiastes 3), o DPE – Departamento de Pastoral e Educação -, no final de 2011, achou por bem reavaliar o PPPP e tratar de fazer uma nova publicação, confirmando nossas intenções educativas a partir dos ideais de Marcelo Spínola e Celia Méndez, em consonância com os clamores dos tempos atuais e os propósitos da Educação nesta época da história.

Para este fim, uma equipe integrada por leigos, religiosas e um sacerdote (assessoria teológica) refletiram, estudaram e produziram os textos que farão parte de nosso Projeto Político Pedagógico e Pastoral. São eles: Ir. Graça (Provincial), Pe. Flávio, Ir. Bia, Valderice e Maria Ercília.

Nesse PPPP constam propostas concretas de ações a executar. Por isto, Projeto. A escola, considerada como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, tem a sua missão de transformação e reconstrução da história. Aí está a dimensão e aspecto Político. Enquanto escola definimos e organizamos atividades e projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, através do campo Pedagógico. Por fim, a dimensão Pastoral integra os aspectos políticos e pedagógicos, pois a escola com a identidade católica nasce com a pretensão de ser parte da missão da Igreja, sendo um meio privilegiado para a formação integral do ser humano. E, ao mesmo tempo em que educa, voltada para a cultura e a construção da sociedade em geral, é também parte integrante da missão da Igreja e lugar de evangelização, de autêntico apostolado e de ação pastoral.

Que esse projeto seja luz e guia nos caminhos de nossa missão de “Educar formando corações” na Província Brasileira das Escravas do Divino Coração.

 spinola

Endereço

Rua 35 A, 265 - Sessenta
Volta Redonda - RJ - 27261-140

Telefone:
(24) 3342-5500

Como Chegar