ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ano
Permanece na etapa do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, a premissa básica da Educação Spínola que é a de “desenvolver todas as habilidades e competências da pessoa humana e formar-lhes o coração”. Promover um ensino de qualidade com base nos valores cristãos. A finalidade de acolher todos os alunos e firmar parceria com as famílias, é preocupação constante, pois acreditamos que, somente no estabelecimento de vínculos fortes e significativos, poderemos ajudar no desenvolvimento dos alunos, nesta etapa tão importante de sua vida, que é adolescência.
Um Ensino de qualidade com vistas ao desenvolvimento integral do aluno é o diferencial do nosso trabalho educativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação no Ensino Fundamental, far-se-á mediante desempenho dos alunos, em cada trimestre, perante os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de cada disciplina, pertinentes a cada ano de escolaridade.
Do 6º ao 9º ano, os instrumentos avaliativos concernentes a cada trimestre são testes e provas e os conteúdos atitudinais / procedimentais se pautam nos seguintes critérios:
1.Responsabilidade – Cumprimento das tarefas, porte de material e pontualidade. (0,5)
2. Respeito – Respeito às normas estabelecidas pelo Colégio contidas no Manual do aluno e do responsável; respeito às relações interpessoais(0,5).
No instrumento avaliativo “trabalho”, o professor terá a liberdade de aplicá-lo ou não no trimestre, podendo elaborá-lo de forma interdisciplinar. Neste caso haverá redistribuição da pontuação na(s) disciplina(s) envolvida(s).
A média trimestral é 6,0 e o cálculo é conforme a seguinte orientação:
MT = Te 01(4,0) + Te 02(5,0) + Conc(1,0) + Prova(10,0)
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RECUPERAÇÃO
Há no 1º e 2º trimestres o Período de Avaliação e Recuperação – PAR. O aluno que obtiver média inferior a 6,0 pontos é indicado ao PAR e terá a reorientação da aprendizagem com exercícios extras, explicações em aula, esclarecimentos de dúvidas e fará uma prova em horário inverso (7º ao 9º ano). A nota obtida na prova de recuperação poderá substituir a Média trimestral, caso ela for maior.
Prevalecerá sempre a maior nota obtida pelo aluno.
Não há 2ª chamada de recuperação, prevalecendo a média trimestral.
PROJETOS:
- Simulados – visando a preparação para os exames oficiais.
- Olimpíada de Língua Portuguesa; Olimpíada de Matemática; Olimpíada de Ciências.
- Redação – 9º ano (como disciplina específica).
- Excursões culturais enriquecendo o conhecimento e promovendo maior integração dos alunos.
- PAC- Ponto de Ação Cultural – Alunos interagindo com a riqueza e a diversidade de culturas.
- Encontro de Pais – Reflexão com os pais e responsáveis sobre temas do contemporâneo juvenil.
- Liderança Responsável – Alunos refletindo sobre a liderança, o empreendedorismo e protagonismo na sociedade atual.
- Ciências – 9º ano – divididas em aula de Física e aulas de Química com utilização dos laboratórios.
- Festival de Dança.